terça-feira, 21 de setembro de 2010

A Aromaterapia ou terapia dos aromas, utiliza-se dos óleos essenciais extraídos das plantas, para curar e restaurar o equílibrio emocional das pessoas.
Temos uma memória olfativa com grande capacidade de armazenagem de dados, o que quer dizer que, todos os cheiros que sentimos vida à fora ficam ali, arquivados em algum ponto da nossa memória.
O olfato teve a sua importância um tanto quanto esquecida, à medida em que a raça humana foi evoluindo. O homem primitivo tinha seu olfato muito mais desenvolvido e aguçado justamente porque utilizava-se deste sentido para garantir a própria sobrevivência.
A aromaterapia pode ser utilizada com eficácia tanto em pessoas, como animais ou ambientes.
Os óleos essenciais são extraídos das diversas partes da planta ou no caso de algumas, são utilizadas todas as partes, desde a raíz até as flores e folhas.
Você poderá utilizar-se do poder curativo dos aromas no seu dia a dia, de forma simples, porém muito agradável. Por exemplo, experimente usar perfumes cítricos com notas de flor de laranjeira ou bergamota num dia em que esteja se sentindo mais apática ou deprimida, e perceba como se sente depois. Você poderá também, fazer do seu simples e rotineiro banho diário uma deliciosa sessão de aromaterapia. Hoje em dia, existe no mercado um leque de possibilidades, bons produtos, com preço acessível e que poderão ser adquiridos com facilidade: são sabonetes, óleos de banho, hidratantes e colônias. São formas simples de cuidar de si mesma, e que lhe proporcionarão muito prazer. Elaborei uma pequena lista com alguns aromas que agem sobre determinados estados de espírito comuns em nossa vida cotidiana.
Ansiedade : lavanda, rosa, jasmim e flor de laranjeira
Desânimo e apatia: verbena, patchuli, bergamota, hortelã
Tristeza: ilangue-ilangue ( age também como afrodisíaco), sândalo, jasmim, verbena, laranja, gerânio
Insegurança: patchuli, verbena, cedro
Falta de auto-estima: rosas vermelhas, gerânio, pêssego, mel, manjerona
Irritabilidade: lavanda, ilangue-ilangue, mel, pêssego, rosas brancas, jasmim
Impulsividade: bergamota, rosas brancas, gerânio
Estresse: gerânio, sândalo, melissa
Medos: laranja, bergamota, limão, lavanda
Bem, eu poderia ficar aqui o resto do dia enumerando aromas e sua finalidade, e mesmo assim não seria suficiente. Vamos falar sobre as formas de utilização dos aromas para a cura dos ambientes. Você pode usar incensos, aromatizadores de ambientes, richôs, velas aromatizadas.
Se você gosta de incensos e costuma utilizá-los com frequência em sua casa, durante as suas meditações, ou até mesmo em seu ambiente de trabalho, procure atentar para o aroma do incenso escolhido e sua finalidade. Abaixo enumerarei alguns que são fáceis de serem adquiridos:
Violetas: bom como estimulante amoroso, excelente para ser utilizado em medições que invocam a Chama Violeta
Ópio: poderoso estimulante cerebral, aumenta também a capacidade intuitiva e premonitória
Jasmim: bom para relaxamento mental, utilizado também como estimulante amoroso e calmante
Verbena: além de agir como estimulante, anti-depressivo, a verbena é excelente para afastar energias negativas
Cravo: bom para limpeza energética dos ambientes
Perfumes que relacionam-se com os negócios, ganhos financeiros: canela, girassol, chipre, heliotrópio, verbena, madeiras do oriente.
Perfumes que auxiliam na meditação: sândalo, mirra, mimosa( estimula os bons sonhos), lótus, rosa branca, violetas, madeiras do oriente.
Perfumes afrodisíacos: baunilha, rosas vermelhas, ilangue-ilangue, âmbar, canela
Antes de encerrar, mais uma dica, experimente utilizar durante suas meditações diárias uma ou mais velas comuns, untadas com óleo essêncial da sua preferência ou escolha para aquele momento, é bastante agradável e o aroma que se desprende da vela permanecerá no ambiente por bastante tempo.
Se você gosta de perfumes e de aromas assim como eu, comece a estabelecer uma ligação com eles mais baseada em sua intuição e verá que os resultados poderão surpreendê-la.
Muita Luz, Amor, Harmônia e Abundância....
E um abraço com cheiro de jasmim para todas vocês.