sábado, 2 de outubro de 2010

Cromoterapia

A Cromoterapia, ou terapia das cores, é utilizada na Terapia Holística juntamente com outras terapias alternativas,visando restaurar o equilíbrio emocional e espiritual das pessoas.
Você pode fazer uso da cromoterapia no seu dia à dia, tomando algumas atitudes muito simples.
As cores atuam diretamente sobre nossos chakras (centros de energia), e em nosso campo vibracional e energético.
Vermelho: é a cor predominante no nosso chakra da base(acompanhe pela gravura a localização dos nossos chakras principais). Esta cor atua nos trazendo mais iniciativa, poder de decisão, determinação, coragem para resolver situações, melhora o desempenho sexual e nos proporciona segurança, pois é este chakra que nos conecta com o elemento Terra, ativando-o será como se você tivesse os ¨pés no chão". A conexão com o elemento Terra nos dá uma visão mais realista do quadro que estivermos analisando. Em excesso, assim como todas as outras cores, o vermelho traz desequilibrios. O uso excessivo desta cor, pode torná-la materialista em excesso, podendo também transformar em vício o prazer vinculado ao sexo.
Laranja: é a cor do chakra umbilical. O laranja nos traz alegria, otimismo, criatividade, prosperidade. Atua benéficamente sobre estados de desânimo e de apatia, como também sobre estados depressivos e de tristeza.
Amarelo: plexo solar. Também é uma cor que está ligada à prosperidade e à abundância, bem como à proteção. Faça uso do amarelo quando estiver se sentindo enfraquecida energéticamente e espiritualmente. Caso precise entrar em algum ambiente "carregado" de energias negativas, procure usar uma blusa amarela, ou quando precisar estar em contato com aquelas pessoas que têm um campo vibratório mais pesado, use a cor amarela. Uma dica: se você não puder ou não estiver à fim de usar roupa amarela e precisar se proteger, use uma fita amarela por baixo da roupa na altura deste chakra, assim você o estará ativando e ao mesmo tempo se protegendo de vibrações nocivas.
Verde: é uma das cores do chakra cardíaco. É a cor da cura e da saúde. O verde também nos conecta com as forças da Mãe Natureza, que é a maior fonte de cura existente. Utilize o verde para melhorar sua imunidade.
Rosa: é a segunda cor do chakra cardíaco. Este chakra é muito importante, pois faz a conexão entre os três chakras inferiores que nos conectam com o elemento Terra e os três superiores que nos conectam com a Fonte de Luz Cósmica Maior. É o centro dos nossos sentimentos. A raiva, a revolta, medos aparecem e permanecem em nossas vidas quando este chakra está em desequilibrio. Um pingente de quartzo rosa devidamente limpo, é excelente para auxiliar no equilibrio deste chakra.
Turquesa: chakra da garganta. É o chakra responsável pela fala, pelo nosso poder de expressar para o mundo e para as pessoas a nossa volta o que sentimos e o que pensamos. Esta cor pode ser utilizada com frequencia, em especial se você desenvolve qualquer atividade profissional por exemplo, em que se utilize da oratória e da fala.
Azul Indigo: é a cor do terceiro olho. Este chakra rege a intuição, as atividades intelectuais, e também nos conecta com nosso Eu Superior.
Branco: chakra coronário ou da coroa. Nos integra com a Divindade. Esta cor proporciona paz de espírito, serenidade, amor e auxilia no desenvolvimento do Ser Puro, que é o objetivo de todos nós seres humanos.
Violeta e suas matizes: também é uma cor ligada ao chakra coronário, pois é a cor da espiritualidade, da compaixão, da misericórdia e do amor incondicional, e também do perdão.
Há algumas cores que quero mencionar, pois todas elas têm seus atributos e qualidades, agindo de alguma forma sobre quem as usa.
Dourado: é a cor do ouro e do Sol. Nos conecta com energias ligadas à prosperidade e à abundância, ao brilho e ao sucesso que vêm da Luz.
Prata: é a cor que melhor simboliza o feminino, pois está intimamente ligada à Deusa Mãe, à Lua, e ao elemento Àgua.
Pêssego: alegria, entusiasmo, amor pela vida.
Azul claro: o azul tranquiliza, acalma. Também está ligado à Deusa no seu aspecto mais maternal, e protetor.
Marrom: cor ligada ao trabalho, ao elemento Terra e à Deusa no seu aspecto de provedora.
Preto: ausência de cor. É excelente para ser utilizado em rituaisligados à fase negra da lua, ou seja, na lua escura. Protege contra energias negativas, feitiços e também é bom para ser usado em rituais de encerramento para determinadas situações e de banimento.

Senhora...

Quando a Senhora aparecer sobre a Terra, para os mais diferentes povos
Então, estará se iniciando uma nova era...
Ela irá surgir para as diferentes raças
Trará a cura,
E também a Paz.
Que tenhamos sabedoria para compreender as suas mensagens...
Que tenhamos discernimento para identificar os seus sinais.
Que tenhamos sensibilidade para sentir Seu Perfume.
Que tenhamos o coração puro para podermos olhar em Seus Olhos Perfeitos...
com todo respeito, admiração e sem nenhuma culpa.
Que tenhamos coragem para olhar em Seus Olhos Santos e humildade para baixarmos
nossas cabeças em Sua Presença...
Sagrada, mas que não está presa nos templos, porque sempre foi livre.
Nos fala em espírito, e em verdade...
Povoa a Terra com Sua Presença pelos séculos dos séculos,
incansavelmente procurando amenizar a dor e trazer a Cura....
Mas, seus filhos, têm olhos e não veêm,
têm ouvidos e não ouvem...
E no entanto, Sua Presença tem se feito sentir por um número cada vez maior de pessoas.
Seu perfume de rosas, está em todo lugar,
onde exista algum filho Seu que a busque.
De Suas mãos limpas, quase translúcidas, verte uma Fonte de Água Pura.... Viva.
Traz cura para o espírito e para o corpo...
Chame a Senhora Dona de muitos nomes, dados à Ela por nós, seus filhos, desde o ínicio dos
tempos...
Isis, Inanna, Kuan Yin, Tara, Lakshmi ou Pachamama...
ou simplesmente, chame-a de Senhora, de Mãe, de Rainha dos Anjos ou de Maria....
E Ela virá e se fará presente ao seu lado.
Sâmada R. K. Braz dos Santos