terça-feira, 19 de outubro de 2010
Deusa Isis - Origem
Olá!!! Tive a inspiração de escrever um estudo sobre a Deusa Isis, mas teremos que ir por partes, pois o assunto é longo e muito amplo, e em se tratando do culto à Isis, devo caprichar... Que sou esotérica, estudiosa do culto à Deusa Mãe, e antenada com vários assuntos ao mesmo tempo, não é novidade para quem me conhece pessoalmente e um pouco à fundo... mas, Isis não é simplesmente um tema de estudo, Ela reune em si os vários aspectos da Grande Mãe, e deu origem ao culto de muitas outras divindades femininas nas mais variadas culturas. Então, Ela é o que Ela é, indiscutivelmente, sua face está presente em Tara, Kuan Yin, Afrodite, Diana, Deméter, Freia, Iemanjá, no culto às Virgens Negras e também em no culto à Maria. De onde surgiu Isis? Acredito que ninguém saiba ao certo, nem místicos ou devotos Dela, nem historiadores têm certeza ou podem chegar a uma conclusão neste sentido. Tem os que acreditam que Ela e outros Deuses cultuados por antigas civilizações, vieram das estrelas ( de outros planetas), pode ser.... Tem outros que acreditam que tanto Isis quanto Osíris e outras divindades foram pessoas de carne e osso como nós e que reinaram como Reis e Rainhas. Há quem diga que o culto à Isis foi iniciado no continente perdido: Atlântida. Ou ainda, que tudo começou na região da Núbia e nos desertos da Líbia.
Eu não tenho a mínima idéia de onde surgiu Isis... E isso não tem a mínima importância, o que realmente interessa é que esta fonte de energia, a Grande Mãe existe e ainda não temos capacidade para entendê-la ou explicá-la.
O culto à Deusa Mãe sobreviveu ao Cristianismo que apesar das tentativas de apagá-la da história da humanidade instituindo o patriarcado, não conseguiu. O culto à Deusa sobreviveu à torturas, perseguições, massacres... Ela está presente nos rituais da Antiga Tradição, nos templos, igrejas, casas, na Natureza, no rosto de Nossa Senhora ou de Iemanjá, Isis, está e sempre estará presente.
Esta semana ainda falaremos do mito de Isis e Osiris, Set e Néftis, de seus símbolos, cores e aromas e no final deste estudo, haverá uma pequena vivência que você poderá fazer para conectar-se com a Energia da Deusa.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário